Além de seu portfólio de design gráfico, você precisará criar um currículo de design gráfico para delinear suas habilidades, experiência e educação para possíveis empregadores e clientes. A coisa mais importante a lembrar ao criar seu currículo de design gráfico é que seu portfólio é um item separado. Não tente mostrar suas habilidades como designer gráfico em seu currículo usando fontes sofisticadas, gráficos que você criou, bordas de página ou divisores gráficos de página. Mantenha seu currículo de design gráfico simples, profissional e organizado.
Seu currículo de design gráfico deve ser adaptado para mostrar as habilidades solicitadas para a oportunidade ou oferta de trabalho que você está procurando. Não há problema e, na verdade, é uma boa ideia manter um currículo de design gráfico em mãos, atualizando-o sempre que você mudar de cargo ou concluir uma tarefa freelance significativa. No entanto, esteja preparado para fazer alterações na organização do seu currículo de design gráfico, se isso parecer justificado pela oportunidade que você está procurando.
Há muitas coisas que você deve incluir em seu currículo de design gráfico. Certifique-se de listar todos os softwares de computador, tecnologias e habilidades que você adquiriu, seu nível de especialização e há quanto tempo você está familiarizado com a habilidade, software ou tecnologia. Você também deve listar todas as certificações ou diplomas que recebeu. Se você não possui um diploma universitário, mas possui certificações ou prêmios profissionais, não precisa listar o ensino médio em seu currículo de design gráfico.
Seu currículo de design gráfico também deve incluir informações sobre seus empregadores ou projetos anteriores. Isso pode parecer óbvio, mas muitos designers gráficos não sabem quais informações devem ser incluídas em sua experiência. Quaisquer tarefas freelance significativas e qualquer experiência de trabalho relacionada à indústria devem ser incluídas em seu currículo de design gráfico. Não liste trabalhos como fast food ou varejo em seu currículo de design gráfico. Deve ser voltado para mostrar seus talentos no campo do design gráfico, e outros trabalhos que você realizou em seu caminho para a carreira escolhida como designer gráfico não são importantes.
Sua seção de experiência em seu currículo de design gráfico deve mostrar o mês e o ano de trabalho ou trabalho freelancer, e o mês e o ano em que o emprego terminou. Seu currículo de design gráfico também deve destacar conquistas específicas em cada posição ou maneiras pelas quais o trabalho que você fez ou a tarefa freelance que concluiu beneficiou a empresa para a qual trabalhava.
Certifique-se de, além de quaisquer referências e menções educacionais, listar todas as suas realizações acadêmicas e profissionais, projetos significativos, prêmios e certificações em seu currículo de design gráfico. Muitos designers gráficos negligenciam a inclusão de informações específicas nesta seção de seu currículo de design gráfico.
Por fim, a melhor coisa que você pode fazer para garantir que seu currículo de design gráfico seja perfeito é revisar seu currículo de design gráfico. Se você não tem certeza de que pegou tudo, peça a alguém que revise também. Se você enviar um currículo de design gráfico com erros de qualquer tipo, será rotulado como não sendo detalhista e não conseguirá o emprego ou projeto para o qual está se candidatando, independentemente de suas habilidades ou talento.